17
1
Ovar, Cortegaça
Partilhar
Excluir
Guardar
Moradia Isolada T4 Luxo C/Piscina a 100mts das Praias-Cortegaça
Moradia T4 de Luxo com Piscina a Sal e Aquecida , Suite, Roupeiros, Lareira , Cozinha totalmente Equipada, Pré Instalação Aquecimento central completo, Jardins, Garagem para 2 Carros, zona de Moradias muito calma e 100mts das Praias e zonas verdes.
Obs. Os valores não são negociáveis.
Um conhecimento mais profundo de Cortegaça:
Cortegaça é um território com história e terra de muita gente que faz história. É uma povoação que remonta aos séculos IX e X, associada ao repovoamento das terras de Santa Maria, terra de nobreza, privilégios e honras, de Couto e Foral. Foi Concelho e teve Câmara Municipal. Terra de várias e ilustres artes, como a agricultura, a pesca, a tanoaria, o artesanato de cordas a indústria de Cordoaria, de alcatifas ou de tapeçaria.
Cortegaça, pertenceu ainda ao concelho da Feira e hoje pertence ao concelho de Ovar, tornando-se Vila a partir de 1985. Carateriza-se por possuir a primeira mancha verde a sul do Porto, com uma floresta de 516 ha, sendo o Parque Ambiental do Buçaquinho, o seu ex-libris natural. É terra de espaços verdes e neles se inclui naturalmente o bastante requisitado Parque de Merendas do Buçaquinho.
Somos um destino privilegiado para veraneantes e praticantes de modalidades aquáticas como o surf e o bodydoard, dada as condições naturais das nossas praias.
Cortegaça é também terra de património cultural classificado, a centenária Igreja Matriz de Cortegaça e seu cemitério velho, sendo ícones de Conjunto de Interesse Público.
Cortegaça é sinónimo de terra dinâmica, com associações na área da cultura, desenvolvimento social e desportivas. Manifesta os seus usos, costumes e tradições, onde existem eventos de referência, tais como, a Festa de S. José (Março), a Feira das Coletividades (Junho), o festival de música Cortegaça em Festa (Agosto) e a majestosa Festa em Honra de Nossa Senhora da Nazaré (Setembro)A elevação de Cortegaça a vila foi um processo apresentado à Assembleia da República pelas mãos do deputado do CDS-PP, Carlos de Sousa Nunes da Silva. Depois de aprovada uma moção da Câmara Municipal de Ovar onde ficava deliberado favoravelmente a elevação de Cortegaça à categoria de vila, o projeto-lei seguiu os seus trâmites habituais e foi aprovado por maioria no dia 9 de Julho de 1985 e convertido posteriormente na Lei 52/85 de 25 de Setembro de 1985.
A Câmara Municipal de Ovar deu parecer favorável à elevação de Cortegaça a vila através da seguinte moção:
“Cortegaça constitui, desde há muito, centro convergente da região norte do Concelho de Ovar, não só devido à sua privilegiada situação geográfica e condições naturais, mas também, e, sobretudo, pelo seu inegável desenvolvimento industrial.
Banhada, a Poente, pelo Atlântico, estendendo-se, a Nascente, até aos limites da Feira, e atravessada a Norte/Sul, pelo caminho de ferro (Porto/Lisboa) e pela Estrada Nacional n.º 109, constitui ponto importante de passagem e de influência turística que lhe conferem verdadeiro cunho citadino.
Cortegaça é já uma das freguesias mais extensas (15 km2) e povoadas (cerca de 6.500 habitantes) do Concelho, com um índice de capitação de impostos dos mais elevados (9.000$00), pelo que a existência de grandes áreas disponíveis, próprias para construção e zonas verdes, traduz suporte de um notável surto habitacional que, num futuro mais próximo, lhe darão uma nova fisionomia demográfica.
No campo educativo, Cortegaça possui duas salas de aula do ensino pré-primário e dez a nível primário, estando prevista para breve, a criação de uma escola preparatória.
No aspeto associativo, assistencial e desportivo, existem várias associações, nomeadamente:
- Centro Social Cortegacense, com Lar de Infância e Terceira Idade;
- Centro Infantil;
- Posto de Assistência Médica;
- Farmácia;
- Futebol Clube de Cortegaça;
- Parque de Campismo;
- Sede do Sindicato dos Cordoeiros e Capacheiros.
O Parque Industrial, virado em grande parte para a exportação, tem a assinalar a existência de várias unidades de razoável envergadura, de valor económico e social mais que provado e onde trabalham alguns milhares de pessoas, muitas das quais oriundas das freguesias e concelhos limítrofes, destacando-se, pela sua importância, as indústrias têxteis, de alcatifas e cordoaria.
Apoiando a população e os vários sectores económicos, dispõe de uma agência bancária, estação dos CTT, transportes públicos coletivos, quer o caminho de ferro (Linha do Norte) quer carreiras rodoviárias para o Porto, Espinho e Ovar, e alguns estabelecimentos de hotelaria.
Por outro lado, não há dúvida de que razões de natureza histórica e cultural sempre justificaram só por si a elevação de Cortegaça à categoria de Vila.
Com efeito, e para além do mais, Cortegaça já constituiu Concelho em 1834, cuja Câmara Municipal foi empossada em 13 de Maio de 1834 e cujas sessões decorreram até 17 de Outubro de 1835.
De qualquer modo, a Freguesia de Cortegaça detém já todos os requisitos prescritos no art.º 12º da Lei 11/82 e a sua elevação a Vila corresponde aos legítimos anseios da população. ”Para comemorar a elevação de Cortegaça a Vila, realizou-se a 23 de Novembro de 1985 uma sessão solene onde estiveram presentes todos os responsáveis da Junta de Freguesia, as mais altas autoridades do concelho de Ovar, o Governador Civil de Aveiro, as mais altas individualidades da freguesia e um enorme banho de populares, engrandecendo a cerimónia que se tornou marcante.
Cortegaça é então uma vila de gentes com sentido dinâmico e empreendedor e que sempre lutaram e se orgulharam das suas raízes e das suas conquistas. Até aos dias de hoje, esse sentimento e esses ideias vão se transpondo para todos os habitantes de Cortegaça. Os cortegacenses continuam empreendedores e a freguesia tem-se vindo a desenvolver a passos largos, sendo já uma referência a nível regional, nacional e até internacional.
Atentamente,
Obs. enviamos mais informações a verdadeiros interessados.
Somos uma Empresa que conta com muitos anos de experiência na área do Imobiliário.
Situada no centro de Vila Nova de Gaia, temos como parâmetros de trabalho, a Seriedade e a Inovação, aliados às novas tecnologias, no que diz respeito à Mediação Imobiliária.
Com o n.º de licença AMI 9721, promovemos a Venda e o Arrendamento de Imóveis Novos e Usados essencialmente na Áreas do Grande Porto e Santa Maria da Feira.
www.sarasantosnegocios.pt
Detalhes do imóvel
Id do anúncio: 432274
Ref. Externa: 178
Tipo: Moradia
Negócio: Venda
Wc: 4
Quartos: 4
Lugar de garagem: 2
Condição: Recuperado
Área Bruta: 350 m2
Área do Terreno: 350 m2
Área Útil: 300 m2
Certificado Energético:
Atualizado em: 23/06/2023 09:10:24
Agência Imobiliária
Sara Santos NegóciosAMI 9721
Anunciante
Calcule o valor de prestação mensal caso queira recorrer a crédito imobiliário para adquirir este imóvel.
17 Fotos
1 Video
Partilhar
Excluir